terça-feira, 25 de setembro de 2012

O amor e as pessoas, em tempos de facebook


A solteira recente (que quer provar que está) feliz: quando termina o namoro, coloca logo um SOLTEIRA no status que é pra todo mundo ver que ela não tem nenhum problema com isso, e pensar que foi ela que terminou o namoro. Começa logo a postar fotos de biquíni e em festas, cheia de amigos, e sempre publica uma série na qual aparece em todas as fotos o mesmo cara, que é pra deixar todo mundo pensando (especialmente o ex) que ela já está de caso com outro. Suas frases são cheias de pontos de exclamação (felicidade extrema).
Frases que posta: Bom dia facebook!!! Hoje é sexta-feira, dia de forró na casa do mano! Vamos dançar muuuuuito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A piriguete (que quer parecer) alegre: fotos fazendo biquinho são sua marca principal. Ela se acha altamente sensual e pensa que TODAS as mulheres estão morrendo de inveja dela, por isso posta coisas do tipo “sua inveja é meu sucesso”. Por um excesso de amor próprio, não posta muitas fotos das amigas no face, preferindo as que ela aparece fazendo caras e bocas na frente do espelho (normalmente são aquele tipo de foto que provoca vergonha alheia). Suas fotos normalmente recebem comentários de homens no estilo “hum”, “oh”, “Afff” e outras coisas monossilábicas que eles costumam usar para substituir “rola de comer você¿”.
Frases que posta: Pessoas invejosas não conseguem destruir o sucesso de quem nasceu pra brilhar.

A solteira (que quer parecer que não está) despeitada: normalmente passa de um status “casada” ou “namorando” para “não respondido”. Você nunca nota ela no face, até que ela começa a postar umas frases estranhas do Caio Fernando Abreu, do Jabor,  e da Martha Medeiros (ou pelo atribuídas a eles), uma atrás da outra. Aí você vai dar uma olhada no face e vê que todas as fotos do “ex” desapareceram e o status não está mais lá.
Frases que posta: Você percebe que realmente cresceu quando consegue enxergar que as pessoas que estão ao seu lado são as que realmente valem a pena. Paulo Coelho (na verdade eu que inventei essa frase).

O galinha (que não quer se comprometer): ele coloca poucas fotos, quase sempre com os amigos e nunca com alguma mulher junto. Deixa alguns comentários em certas fotos femininas, do tipo “está lindona!”, ou seja, que pode parecer apenas o comentário de um amigo, e ela sempre responde com alguma carinha fofa. Só posta comentários sobre uma festa depois que ela já aconteceu, pra que não aconteça de gente demais ficar sabendo aonde ele  vai. Tem um ar misterioso de quem não gosta de ficar expondo sua vida no facebook.
Frases que posta: Bom dia facebook! Sol lindo e um surfe irado pra começar o dia!

O encalhado (que quer parecer galinha): vive postando fotos de festas, com mil mulheres, mas nunca está abraçado com nenhuma. Deixa comentários do tipo “Oh”, “hum” e “delícia” em fotos de piriguetes alegres. Posta sobre festas, farras e folias de todo tipo, e tem fotos com cara de gostoso, de óculos escuros e ar sério.
Frase que posta: Micareta de Feira hoje vai ser o bicho! Bora tomar todas!

O cult (que quer parecer ainda mais cult): tem fotos de lindas paisagens e posta milhares de propagandas sobre abaixo-assinados em prol do meio ambiente. Posta frases de Guevara, vídeos sobre política e matérias da Carta Capital. Comenta sobre filmes iranianos e divulga a programação da sala de artes.
Frases que posta: Todo ato humano é, por sua essência, um ato político.

O encalhado (conformado): posta o tempo todo, sobre tudo: novelas, política, fatos do dia a dia, notícias, músicas, etc, etc, etc. Como não faz sexo e nem sai a procura, passa muito tempo no face, então vive postando e postando.
Frases que posta: Será que vai rolar sexo na novela Gabriela¿ Se forem realmente respeitar o estilo de Jorge Amado, as cenas serão tórridas.

A mamãe casada (que ama ser mamãe casada): TODAS as fotos são com o marido ou com os filhos, ou com todos eles juntos. Há também fotos apenas deles. A vida é uma constante reafirmação do quanto é maravilhoso estar casada com o melhor homem do mundo, ser mãe do bebê mais esperto, etc, etc. As proezas do filhote são contadas quase diariamente em detalhes, e os aniversários de casamentos comentadíssimos.
Frase que posta: Ontem o Paulinho comeu sua primeira laranja sozinho. Ficou todo lambuzado, mas se divertiu muito! Obrigada Pedro, meu amor, por ter me dado o presente mais lindo da minha vida, nosso filhote!

O comprometido (que precisa deixar claro que ama sua namorada/mulher): o tempo todo ele posta frases dedicadas à sua amada. Comenta todas as fotos dela, sempre finalizando com algo do tipo “sou o homem mais feliz do mundo”. Coloca músicas que tem a ver com a relação dos dois e conta a historinha: “essa música tocou no dia que eu e Fabi estávamos no cinema e eu apertei pela primeira vez os peitinhos dela”. Faz homenagens lamurientas. Posta fotos dela sozinha, apenas pra comentar o quando ela é linda e ele é feliz por ter essa mulher.
Frases que posta: Há exatos 3 anos, cinco meses e dois dias eu conheci a pessoa mais importante da minha vida. Eu estava no zoológico com minha sobrinha, e nem desconfiava que minha vida estava prestes a mudar. Mas foi bem ali, diante da jaula do elefante, que eu vi pela primeira vez Fabiana de Oliveira (com marcação para o face dela, e foto dos ingressos quase apagados do zoológico).

O gostoso (que precisa de palco): fotos de regata com braços musculosos à mostra e posts sobre malhação e academia denunciam este tipinho. As fotos dele são seguidas de comentários do clube das piriguetes alegres do tipo: “Ai, meu coração não aguenta” ou “Nossa amigo, que delícia”. Outro tema recorrente no face dele são festas e farras diversas. As vezes posta alguma frase de Caio Fernando Abreu/Jabor/ Martha Medeiros pra deixar claro que ele não é apenas um monte de músculos sem cérebro.
Frases que posta: Indo treinar.

A salvadora da pátria (que precisa se mostrar): ela vive postando fotos de manifestações das quais tomou parte, fotos de cachorros perdidos e de crianças desaparecidas, matérias sobre Belmonte, e críticas ao machismo, preconceito, discriminação, desigualdade, etc, etc. Tem boas intenções e precisa mostrar isso pra todo mundo.
Frases que posta: Feio é o seu preconceito (abaixo de uma foto de um casal gay se beijando).

O solteiro (despeitado): é aquele que acabou de mudar seu status e já começa pegando pesado. Tudo que ele posta tem um sentido oculto que quer dizer: “nada como estar livre para poder comer todas as mulheres do mundo”. Fotos de festas variadas, muitos comentários de duplo sentido em fotos de piriguetes alegres e frases esquisitas.
Frases que posta: Quando me perguntam sobre meu passado eu respondo que não moro mais lá.

A espertinha (enxerida): pessoa de péssimos hábitos observatórios, que fica cuidando o que os outros colocam no face para poder escrever uma crônica engraçadinha.