domingo, 31 de maio de 2015

Atenção pra validade!!!

Quem de vocês nunca comprou aquela paleta gigante de sombras e usou só três delas até gastar, pra, depois de milênios, descobrir que têm outras três que você gosta e usar até gastar, e deixou de novo na gaveta até um dia descobrir que têm mais três cores bárbaras que você vai usar até gastar?

E aquele rímel que parece infinito, e você, que não usa maquiagem no dia a dia (ou seja, tem menos de 30), se gaba de estar usando há 200 anos?

O que você, eu e o mundo todo esquece, porém, é que tudo na vida tem um prazo de validade. E se até os namoros têm, por que as maquiagens não teriam?

O mesmo vale para seus creminhos amiga. Se você acordar, se olhar no espelho e se achar com a maior cara de maracujá de gaveta, não adianta sair louca pelo mundo comprando um creme para passar na cara a cada hora do dia, e depois não ter saco de passar e deixar eles mofando no armário, pra usar na hora que você acordar maracujá de novo.



Também tem o meio, sabia?
Também existe uma coisica que é a interação com o meio. Explico: você sabe que todos os alimentos possuem data de validade. Muitos deles ainda vêm com a indicação "após aberto, consumir em três dias".

Isso significa, gatona, que a interação entre o produto, o oxigênio, a umidade e os micro-organismos presentes no ambiente gera desgaste e pode até estragar o alimento. Além disso, conforme o recipiente em que está armazenado, aumenta também a probabilidade dessa interação. E com os cosméticos, isso não é diferente.

É por isso que, quando você compra um cosmético, deve ficar atenta para duas coisas: prazo de validade e o PAO (Period After Opening) — este último muito comum na Europa. "A finalidade do PAO é indicar em quanto tempo um produto cosmético deve ser consumido após ser aberto, para garantir sua eficácia e segurança, já que a qualidade dos produtos pode ficar reduzida após a abertura da embalagem, caso o produto venha a sofrer alguma degradação decorrente do meio externo", esclarece Bruna Mansani, química e responsável pelo controle de qualidade de produtos da Buona Vita Cosméticos.

Quer eficácia? Então se ligue na segurança
Segundo a especialista, respeitar a determinação de consumo do Período Após Aberto é um dos fatores que influenciam a segurança e a eficácia do cosmético. Já a Data de Validade é a data em que o produto expira e não deve mais ser usado, podendo oferecer riscos ao consumidor. "No caso de profissionais da área de saúde, estética, clínicas e centros de beleza, a utilização de produtos expirados representa também infração sanitária", complementa. Ou seja, fique ligada também nos produtos que estão usando quando você vai bem linda se maquiar ou se embelezar nas estéticas e salões da vida. Se achar necessário, nenhum problema em pedir pra ver a validade do produto, especialmente se você vai pagar R$ 60 numa hidratação, não concorda?

Atenta para o período após aberto
Esta sugestão de pauta veio da Buona Vita, que destaca que na embalagem dos produtos da marca já está indicado o ‘período após aberto’, por um ícone que representa um pote aberto, no qual há a informação de um número e uma letra. Por exemplo: 8M, indicando a expiração de oito meses após aberto, como explica Isabel Luiza Piatti, tecnóloga em estética e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos na Buona Vita Cosméticos.

De acordo com a química, todos os produtos cosméticos após abertos têm sua validade alterada pelo fato de estarem expostos a uma série de fatores — independente de o produto trazer ou não essa informação em sua rotulagem. "Nossa mão, nosso corpo e o meio ambiente em geral têm muitos micro-organismos, portanto, dependendo de sua embalagem, da forma como o produto é manuseado, bem como sua conservação, a carga microbiana injetada para dentro do frasco e que, consequentemente, entra em contato com o produto cosmético, é muito grande. Por isso, não podemos esquecer de que, quanto mais o produto for exposto à contaminação, mais o sistema conservante ficará sobrecarregado, podendo ultrapassar sua capacidade de conservação", explica.

Bruna ressalta ainda a orientação de que nunca se deve utilizar produtos cosméticos fora de sua Data de Validade ou da indicação de Período Após Aberto. "Dependendo das matérias-primas ali contidas, o produto fica sujeito a desenvolver micro-organismos patogênicos que podem causar reações adversas e serem prejudiciais à saúde. Se for um produto para área dos olhos, ou um que entrará em contato com a pele, pode provocar desde irritação até infecção mais grave caso a pele já tenha alguma lesão", exemplifica a química.

De olho
Para a maquiagem, atenção para a indicação aproximada de alguns itens:
 - Rímel: 3 meses
- Base: 6 meses
- Corretivo: 8 meses
- Pó de rosto: 12 meses
- Sombras: 12 meses
- Gloss e batom: 12 meses
- Blush em creme: 12 meses
- Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios: 12 meses
- Blush em pó: 24 meses
- Filtro solar: 12 meses


Dica
É isso aí gata, que tal fazer um limpa nos cosméticos e maquiagens, e, se você comprou aquela base clara demais pra sua pele, que tal doar para uma amiga necessitada? Afinal de contas, acho bem difícil que de repente sua pele mude de tom... E pra não jogar fora seu rico dinheirinho, que tal comprar maquiagens e cosméticos com cuidado e moderação?  #ficaadica