domingo, 8 de novembro de 2015

Panqueca de tapioca

Então meu povo! Para dar um toque suave no nosso fim de domingo e falar de um assunto mais light depois de dois textos mais pesadinhos aqui no nosso Resenhas, que tal uma receitinha?

E pra vocês não dizerem que eu não colaboro com a dieta, seja ela do biquíni, da batata, do ovo, do alface ou da sopa, vou mandar uma dica light de verdade.

Que tal falar de novo de panquecas?

Pra quem não lembra, eu já deu uma receita maraaaa de panqueca aqui no blog, neste link. 

Dessa vez, porém, vamos falar de uma panqueca sem glúten, sem lactose, quase sem nada. heehe, Brincadeira, a receita é boa. Panqueca de tapioca, receita de uma colega de trabalho, que eu testei e deu super certo. Anota aí:

- Duas xícaras de tapioca;
- Dois ovos;
- 1/4 de xícara de água morna.

Sim, é só isso. Você pega a tapioca, passa na peneira como de costume, bate os dois ovos separado e junta. Depois, coloca a água e pronta. Vai ficar bem líquido, mas é assim mesmo. Na hora eu pensei que tinha dado errado, mas ficou show. Eu usei uma concha pra ir colocando a mistura na frigideira. Untei ela com óleo antes, porque fiquei com medo que grudasse, mas veja bem, eu disse que untei, não entupi de óleo, só passei um guardanapo com uma gota. E aí você procede como na panqueca. Olha o resultado:



Eu fiz o recheio de queijo mussarela e gorgonzola porque nós não estamos de dieta aqui em casa, mas você pode rechear com o que quiser.

Exemplo: queijo branco ralado com uma colher de chá de requeijão light.

Exemplo 2: queijo branco, tomate e manjericão fresco;

Exemplo 3: pasta de berinjela.

Ah! Você não sabe fazer pasta de berinjela? Então como eu estou super boazinha, vou te lançar a dica. Mas só hoje que vou dar uma receita de brinde, viu:

- Duas berinjelas;
- Duas colheres de sobremesa de azeite de oliva;
- Uma colher de sobremesa de vinagre;
- Sal e pimenta do reino a gosto.

Asse no forno as duas berinjelas, depois tire a pele. Bata a berinjela com o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta do reino no liquidificador e corra pro abraço. Eu coloco gengibre, mas você só precisa colocar se quiser. Não vá dizer que te obriguei.

É isso aí meu amigo e minha amiga e variações possíveis. O recheio é livre criação sua.

Sobre a panqueca, posso dizer que ela fica bem parecida com uma panqueca (ohhh), como você pode ver na foto, especialmente depois de montada. A consistência  é diferente, um tanto quanto... como direi... elástica. Isso. O gosto evidentemente é diferente, tem um gosto mais acentuado de ovo do que de tapioca, mas é boa, eu gostei muito. Então, que tal testar?

Já a pasta de berinjela, eu faço sempre e digo que é delícia! Você pode, claro, fazer a pasta sem ser para rechear panqueca. Você pode servir ela como acompanhamento, misturada na salada, como entrada, com massa, tudo fica bom com pasta de berinjela.

Enfim, é o que temos para hoje. Não tenho registros da pasta de berinjela. Assim que eu fizer pasta, venho colocar uma fotinho aqui. ;)